Revista Nova Escola dá destaque a projeto do CEI Miosótis
Projeto “Explorar para Aprender” leva bebês de até 1 ano de idade para fora da sala de aula
Levar bebês com até um ano de idade para interagir com os espaços externos do Centro de Educação Infantil (CEI) Miosótis, no bairro Fátima, foi o desafio proposto pela professora da turma de berçário Marlene Steffens. O projeto “Explorar para Aprender”, iniciado em 2013, colocou a professora entre os 20 finalistas do Prêmio Victor Civita – Educador Nota 10 do ano passado e agora será conhecido nacionalmente por meio da Revista Nova Escola, da Editora Abril.
A reportagem “Lugar de bebê é fora do berço” ocupa três páginas da revista imprensa, e o projeto é citado no editorial da publicação. Já a revista digital amplia o assunto apresentando todas as atividades realizadas com as crianças no CEI Miosótis. E uma montagem de fotos dos pequenos está na capa do facebook da revista (www.facebook.com/revistanovaescola). Para produzir a reportagem, equipe da Nova Escola passou um dia no CEI Miosótis.
Para a diretora do CEI, Patricia Junges, a divulgação das atividades em revista nacional torna-se ainda mais importante por se tratar de educação infantil. “Por muitos anos, pensou-se que cuidar de bebês não exigia uma abordagem pedagógica, e a revista vem para fortalecer o nosso trabalho”, destaca Patrícia.
A professora Marlene Steffens, que nunca havia trabalhado com turmas de berçário até 2013, lançou o desafio de levar bebês com até um ano de idade para fora da sala de aula, e foi apoiada pelas suas duas auxiliares e por toda a equipe do CEI. “Pesquisei os benefícios para as crianças em conviver com o meio ambiente. É preciso ter um pouco mais de cuidado, mas é possível. Lugar de bebê é fora do berço”, defende.
Entre as atividades, as crianças participam de brincadeiras no gramado, no labirinto, nas trilhas, na areia, nos banhos de ofurô e interagem com crianças de diferentes idades, em ações integradas com outras turmas.
A interação com o ambiente é uma prática adotada em todas as turmas do CEI Miosótis, e a equipe pedagógica da unidade dá continuidade a estas ações que fazem a alegria da criançada e, ao mesmo tempo, encorajam o aprendizado.
O projeto “Explorar para Aprender” ficou em segundo lugar na área de educação infantil do 16º Prêmio Victor Civita - Educador Nota 10, em 2013, só perdendo para um trabalho de São Paulo. A edição recebeu mais de 3 mil inscrições de projetos de todas as áreas da educação infantil e fundamental.
Na internet você pode conferir a reportagem no site
http://revistaescola.abril.com.br/creche-pre-escola/lugar-bebe-fora-berco-descoberta-exploracao-786857.shtml